Concursos

Como tirar o atestado de antecedentes criminais pela internet?

Como tirar o atestado de antecedentes criminais pela internet?

A grande questão é: Como emitir o atestado de antecedentes criminais (A.C) pela internet?

Muitos se perguntam como expedir este documento que é muito exigido por empresas em todo Brasil para realizar contratações e, principalmente, concursos públicos. Neste artigo, o objetivo é explicar os procedimentos para emissão deste documento, através da internet.

Vamos ao que interessa, primeiramente lembramos que é necessário que tenha todos os documentos em mãos, IDENTIDADE e CPF. Vale ressaltar que para realizar a emissão, você tem duas opções, sendo elas, através do site da Polícia Federal e/ou da Justiça Federal, ambas são válidas, previstas em lei.

 

No site da Polícia Federal é importante fazer a leitura de todas as instruções para preencher corretamente todos os dados solicitados, talvez seja necessário que você apresente-se a uma Agência da Policia Federal mais próxima, para emitir este documento. Leia atentamente as instruções que ficam nas respectivas páginas. Clique aqui para acessar o site da Polícia Federal: https://servicos.dpf.gov.br/sinic-certidao/emitirCertidao.html

No site da Justiça Federal você tem que selecionar a região correspondente ao seu estado que vai da 1° a 5° Região. Não se esqueça de ver a região correspondente ao seu Estado e selecione-a. A exemplo temos a 1ª Região que corresponde ao Distrito Federal, Goiás, Tocantins, Minas Gerais, Bahia, Mato Grosso, Maranhão, Piauí, Pará, Amapá, Macapá, Acre, Amazonas, Rondônia e Roraima.

 

Escolha a 1° Região para estes estados citados anteriormente, clique em Emitir Certidão no lado direito da página da Justiça Federal e já na página onde serão inseridas suas informações pessoais, selecione a sua Seção Judiciária, exemplo: “Seção Judiciária do Maranhão”; depois de selecionado a seção Judiciária é só preencher os campos com seu Nome Completo, CPF ou CNPJ e Clicar em Emitir. Acesse a página através do link disponibilizado logo abaixo.

http://www.trf1.jus.br/Servicos/Certidao/ (Link atualizado)

 

Siga todas as instruções corretamente e você não terá problemas. Depois é só imprimir o documento emitido, com tinta colorida ou preta em branco, se não tiver colorida não importa.

 

Edson Ferreira

5 de julho de 2012