Dicas

Como tirar o atestado de antecedentes criminais pela internet?

Como tirar o atestado de antecedentes criminais pela internet?

A grande questão é como emitir o atestado de antecedentes criminais (A.C) pela internet?

Muitos se perguntam como expedir este documento que é muito exigido por empresas em todo Brasil para realizar contratações, inclusive em concursos públicos. Neste artigo vou explicar os primeiros passos de como você deve proceder para emitir este documento através da internet.

Vamos ao que interessa, primeiramente lembramos que é necessário que tenha todos os documentos em mãos, identidade e CPF. Para realizar a emissão você tem duas opções, sendo elas através do site da Polícia Federal ou da Justiça Federal, ambos são válidos previstos em lei.

No site da Policia Federal é importante fazer a leitura de todas as instruções para preencher corretamente todos os dados solicitados, talvez seja necessário que você apresente-se em uma Agência da Policia Federal mais próxima para emitir este documento. Leia atentamente as instruções que ficam nas respectivas páginas.

Clique aqui para acessar o site da Polícia Federal:  https://servicos.dpf.gov.br/sinic-certidao/emitirCertidao.html

No site da Justiça Federal você tem que selecionar a região correspondente ao seu estado que vai da 1° a 5° Região. Veja a região correspondente ao seu Estado e a selecione, a exemplo temos a 1ª Região que corresponde ao Distrito Federal, Goiás, Tocantins, Minas Gerais, Bahia, Mato Grosso, Maranhão, Piauí, Pará, Amapá, Macapá, Acre, Amazonas, Rondônia e Roraima.

Escolha a 1° Região para estes estados citados anteriormente, clique em Emitir Certidão no lado direito da página da Justiça Federal e já na página onde serão inseridas suas informações pessoais, selecione a sua Seção Judiciária, exemplo: “Seção Judiciária do Maranhão”, depois de selecionado a seção Judiciária é só preencher os campos com seu Nome Completo, CPF ou CNPJ e Clicar em Emitir. Acesse a página através do link disponibilizado logo abaixo.

http://www.trf1.jus.br/Servicos/Certidao/ (Link atualizado)

Siga todas as instruções corretamente que você não terá problemas. Depois é só imprimir o documento emitido, com tinta colorida ou preta em branco, se não tiver colorida não importa.

 

Edson Ferreira

julho 5th, 2012